Xikipedia

Xikipedia (pronounced as either "cheek-ee-peedia or chick-ee-peedia") is a multilingual, web-based, free-content "pedia thingy", written collaboratively by errr... volunteers? Welcome to the world of "Xi!" (pronounced "chee").


Wednesday, May 31, 2006

wake me up before u go!

li em blog alheio que os Wham vão voltar! a primeira coisa que me ocorre é dizer: IUPIIIIIIIIIIIIII! desculpem, mas não posso esconder que os Wham fazem parte da minha adolescência e que continuo a cantar o "Last Christmas" como se fosse um hino! se isto acontecer mesmo, ACORDEM-ME!

Tuesday, May 30, 2006

Reminder: Children Night@Lounge

Relembramos que é já na próxima quarta-feira, 31 de Maio (amanhã!) que vamos projectar as carinhas larocas de quem já enviou a sua fotografia de pekenito no Lounge celebrando assim o Dia Mundial da Criança. Já temos mais de 100 fotos mas continuamos à espera da tua!


Vamos lá a enviar essas fotografias até terça-feira para o seguinte e-mail:
childrennight@gmail.com

Depois é só aparecer no Lounge na quarta-feira a partir da meia-noite para descobrires a criança fofinha que já foste outrora!
Espalha este e-mail pela tua mailing list! Don't break the chain!
Bjs e abraços,
Chief

Nota: rapazes e raparigas com bom aspecto agora outrora autênticos monstrinhos, não temam enviar as vossas fotos! Nenhuma legenda ou identificação será colocada nas fotos nem nenhuma manipulação digital será realizada nas mesmas!

ai os velhos tempos....

(Frases retiradas de revistas femininas da década de 50 e 60)

* Não se deve irritar o homem com ciúmes e dúvidas.
(Jornal das Moças, 1957)

* Se desconfiar da infidelidade do marido, a esposa deve redobrar o seu carinho e provas de afecto.
(Revista Claudia, 1962)

* A desarrumação numa casa-de-banho desperta no marido a vontade de ir tomar banho fora de casa.
(Jornal das Moças, 1965)

* A mulher deve fazer o marido descansar nas horas vagas. Nada de incomodá-lo com serviços domésticos.
(Jornal das Moças, 1959)

* Se o seu marido fuma, não arranje zanga pelo simples facto de cair cinzas nos tapetes. Tenha cinzeiros espalhados por toda casa.
(Jornal das Moças, 1957)

* A mulher deve estar ciente que dificilmente um homem pode perdoar a uma mulher que não tenha resistido a experiências pré-núpciais, mostrando que era perfeita e única, exactamente como ele a idealizara.
(Revista Claudia, 1962)

* Mesmo que um homem consiga divertir-se com sua namorada ou noiva, na verdade ele não irá gostar de ver que ela cedeu.
(Revista Querida, 1954)

* O noivado longo é um perigo.
(Revista Querida, 1953)

* É fundamental manter sempre a aparência impecável diante do marido.
(Jornal das Moças, 1957)

E para finalizar, a mais de todas:

* O LUGAR DA MULHER É NO LAR. O TRABALHO FORA DE CASA MASCULINIZA.
(Revista Querida, 1955)

Monday, May 29, 2006

Isso é um assalto!

Compreendo a reacção das pessoas (até pecam por serem algo contidas!) ... Gostaria de saber se o tipo que anda a pregar as partidas teria coragem de fazê-lo em São Paulo há um par de semanas atrás? E o que faria uma mulher de armas como Lilly Paulista "a destemida" - a nossa ponta de lança no Brasil?



pic-nic

não seria justo falar do meu domingo fantástico sem referir o meu sábado igualmente sem precedentes. imaginem-se deitados numa manta à sombra de uma árvore, com a brisa a correr mais que o calor, cheio de revistas e jornais à volta, tempo para dormir mais que uma sesta, e com uma ementa variada para por em dia todas as carências... já estão a imaginar? há quanto tempo não fazem um pic-nic? FAÇAM!

a gala dos galos e das galinhas

depois de uma ansiada tarde de dolce-fare-niente em contacto com a areia da praia, sem mosquitos, num lugar esquecido onde a costa alentejana se perde para lá dos montes e do mar agitado, em que não há pessoas em cima das toalhas das outras ou sequer bolas indesejáveis de um qualquer derbi amador sujeitas a dar-nos uma chapada na cara, fechar um fim de semana ao sabor dos amigos em volta de uma bela refeição de robalo grelhado acompanhado com salada de pimentos e pão alentejano feito na mesma manhã, é um regressar que não lembra ao diabo sequer a ousadia de incomodar. a tempo de ainda tomar um banho antes do-dever-a-quanto-obrigas, liguei a televisão e apanhei um pouco da repetição dos Globos de Ouro que não tinha tido oportunidade para assistir em directo - não que isso fosse importante, mas há sempre aquela curiosidade 'cor-de-rosa' que de vez em quando vem atentar-nos a inteligência. curiosamente - ou não - apanhei as nomeações da categoria 'Música', e a abertura da slot em questão foi um sketch do Rui Unas que me fez rir quase às lágrimas (embora já me tivessem relatado em 1ª mão com a mesma vivacidade que me punha a soltar gargalhadas mais ou menos sonoras). apesar de estar com muita graça fez-me pensar nessa coisa a que chamam 'inspiração'. serão apenas as coisas belas que nos inspiram? não será a vida por si só uma inspiração que mereça ser também contada, porque não, ao piano de uma voz conhecida (mesmo que não lá grande coisa..)? a veradde é que a inspiração não nasce somente dos passarinhos e dos suspiros e das cores bonitas que tem um coração apaixonado. nem sempre e ainda bem. cada vez mais me convenço que a alma de um artista é das coisas mais complexas e fascinantes. e negras, mesmo quando o sol espreita e consegue iluminar-lhe a alma. e ainda que escutar uma conversa trivial de vizinhos seja vulgar e desagradável, há um aproveitamento obrigatório das emoções dos outros que fazem de um artista o verdadeiro artista. senão, qual o sentido de tudo? para que serviria a música e a arte e os livros senão para fazer as pessoas mais felizes por não se sentirem sós e incompreendidas no mundo? bom, a verdade é que um vestido molhado fica sempre bem no meio de uma estrofe qualquer:-)
ainda sobre essa tão glamourosa Gala cheia de estrelas caídas de um outro céu qualquer tão ou mais escuro do que se possa pensar, até a nossa tão querida Bárbara, já quase desabituada destas lides tão terra a terra e depois da maratona "Carrilho vs o resto do mundo", esteve muito bem quando a dupla Rui Unas e Bruno Nogueira se apresenta vestida de cowboy, ao anunciar o par mais quente dos ecrans deste ano!!! Muito bom (aproveito para das os parabéns Nuno Markl, que ao contrário do que sempre achei, tem sido uma boa surpresa nestes últimos meses!)

Friday, May 26, 2006

festivais de verão


e tenho dito.

Thursday, May 25, 2006

Oeiras capital

Eu sei que há muita malta da linha (entenda-se por Cascais/Lisboa) que jura a pés juntos que melhor do que a linha não há. Que viver na linha é que é. Que o Atlântico está ali mesmo à beira. O estilo de vida é outro, etc...
Viver na linha certamente será simpático, podia contudo ser incomparavelmente melhor não fosse a linha de comboio e a marginal separarem a costa dos "linhienses". Enfim, trata-se de mais um tiro ao lado em termos de planeamento e gestão urbanística.
Só nunca pensei que a malta da linha fosse tão fanática e tivessem uma "hidden agenda" relativamente às suas ambições e estilo de vida. Os portuenses têm muito a aprender com eles.
Já percebo a razão do folclore e da reeleição de Isaltino Morais: Oeiras é (ou vai ser), a nova capital de Portugal. Cliquem no mapa e constatem em primeira mão!
















Temos a hipótese muito menos provável do Google Maps não ser muito rigoroso e fidedigno a esta escala. Também pode ser devido ao facto de ainda estar em versão Beta? Ou tratar-se-á de algum Filipe de Espanha que se prepara para anexar esta província à beira mar plantada (coisa que garanto-vos alguns até agradeciam)? Isto aparece-nos no Google Maps "España"...
Eu prefiro creditar os "linhienses" pela iniciativa, nomeadamente o mui nobre povo de Oeiras.

Children Night@Lounge (31 Maio)

Dia 31 de Maio, quarta-feira, véspera do Dia Mundial da Criança, o Lounge e o Chief Rodriguez celebram esta data de uma forma muito especial e com a vossa participação: enviem uma foto vossa de quando eram crianças meigas e adoráveis até dia 25 de Maio para o e-mail:
childrennight@gmail.com
e a vossa foto* será projectada no Lounge nessa noite, ao som do habitual set do Chief "infantilizado" por algumas músicas de encantar do tempo em que eramos pequenitos!
Vai ser concerteza uma noite bastante divertida e interessante quando virem a foto daquela amiga boazona que quando pequena parecia um belo pote e usava óculos com lentes "fundo de garrafa" ou aquele amigo grandalhão e bruto que foi outrora uma criança rosadinha e tão frágil
que mais parecia uma menina!

Beijos e abraços,
Chief









* Para parecerem uma criancinha fofinha e saudável de forma a que todos os vossos amigos vos consigam identificar, enviem uma foto com boa resolução (mínimo 200 KB em JPEG, TIF ou EPS)

Wednesday, May 24, 2006

O episódio Discovery Channel

O Discovery Channel é um logro. Assistia eu no outro dia a um programa deste canal (Columbus: Secrets from the Grave), que por sinal passava na RTP2, quando cheguei a esta conclusão. O programa era sobre Cristóvão Colombo. O herói. O descobridor. O aventureiro. Ele próprio aparentemente também um logro.









(o logótipo do embuste)

Factos: Cristóvão Colombo tropeçou na América convencido de que estava na Índia. Daí os nativos terem sido designados por "índios". O tipo morreu convencido que tinha efectivamente descoberto uma alternativa marítima até à Índia. Esta viagem e iniciativa foram patrocinadas pela coroa Espanhola, uma vez que Cristóvão teria levado uma tampa da corte Portuguesa, que não estaria interessada nesta demanda porque de acordo com alguns historiadores, entre outras razões, já se sabia da existência daquela massa de terra depois do Atlântico, além de que o "melhor" caminho seria o de Vasco da Gama dobrando o Cabo da Boa Esperança (antigo Cabo das Tormentas).
É sabido que a corte Portuguesa naquele tempo teria a colaboração de alguns dos melhores cartógrafos do planeta, o que ajuda na tomada de determinado tipo de decisões. Exemplo disto é o famoso Tratado de Tordesilhas (1494), em que Portugal e a Espanha repartem entre si o mundo desconhecido. Os portugueses curiosamente ficam com alguns pedaços de terra francamente interessantes (o Brasil por exemplo) em particular no que diz respeito a recursos naturais, situação geográfica, etc. O que fizemos com eles é outra história.














(ilustração com brasão português da época)

Ora bem, Cristóvão Colombo, o “descobridor logro”, é hoje em dia o navegador que mais fama e proveito terá colhido com ao decorrer do tempo (muito por culpa dos americanos que frequentemente são uns deslumbrados e ocasionalmente pouco rigorosos - ainda recentemente tivemos o episódio "weapons of mass destruction in Iraq...").
É curioso como “lograr” em espanhol significa “conseguir”. Colombo realmente “conseguiu” até enganar-se a si próprio. Quais Vasco da Gama, Fernão Magalhães, Pedro Álvares Cabral e Bartolomeu Dias... Esses infelizmente não "descobriram" a América. E os maus historiadores, professores e estudantes, com o decorrer do tempo, encarregaram-se da campanha de marketing em prol de Colombo.






















(Cristóvão Colombo)

Mas o programa do Discovery Channel não questionava nada disto. Centrava-se na questão e consequente investigação, se Colombo seria realmente Genovês ou... Catalão de Barcelona! Bom, parece que analisando a sua caligrafia, alguns factos da sua vida pessoal e análises de DNA das ossadas do seu filho, bem como das suas (que não deram em nada), se concluiu que Cristóvão Colombo "poderia" ter sido Catalão. Óptimo para ele, Barcelona é mais bonita e interessante que Génova. Esta parte do programa não questiono - aliás pode ser que com sorte daqui a uns anos venham a redescobrir que o senhor como navegador e descobridor não era grande espingarda e que havia melhor por aí.














(o mapa acima não corresponde ao que foi apresentado no programa, mas é retirado do website do Discovery Channel e também padece de falta de rigor: Sevilha fica algures em Sagres!)

O que me incomodou foi o facto de, referindo-se variadíssimas vezes a Portugal, às disputas entre coroas, ao facto de Colombo ter dado uma vez à costa de Portugal depois de se atirar de uma caravela, de ser casado com uma mulher da nobreza portuguesa (dos Açores), tenham mostrado mais do que uma vez um mapa da Europa (centrado na Península Ibérica) supostamente retratando a época (séc. XV/XVI), em que ao lado da França surge uma legenda que diz "Spain", e mais nada! Onde está Portugal?!

Ora na altura nem a "Spain" era bem a Espanha (havia reinos e regiões à estalada entre si), como já há muito existia um rectângulo chamado Portugal (Olivença nesse tempo se calhar ainda era nossa?!), sendo hoje Portugal o país Europeu que há mais tempo tem as suas fronteiras estabelecidas e delimitadas.
Esta dessincronização, lapso ou falta de rigor é tão cretina que a partir daí questiono até que ponto é que o programa a que estou a assistir não padecerá do mesmo mal?

















(para os distraídos, Portugal é o "rectângulo" à esquerda!)

Parece que sempre que vejo programas de história, ou filmes com um fundo e contexto históricos, Portugal e os portugueses ou são eliminados e esquecidos, simplesmente ignorados ou pior mal retratados. Das duas uma: ou a história de Portugal que nos ensinam cá não corresponde à verdade, ou o resto do planeta há muito que é vítima entre outras coisas de falta de rigor e marketing enganador de alguns. A mim chateia-me porque além de apreciar algum rigor histórico, geográfico e científico nestas coisas, também sou português.

Tuesday, May 23, 2006

O episódio da rola

Há quem se queixe de que vive num prédio cheio de pessoas velhas. Daqueles apartamentos ladeados pela terceira idade e que cheiram a uma mistura de mofo e naftalina.
Queixam-se que não podem fazer o mínimo barulho, um ruidinho que seja, porque qualquer eventual ouvido mais tísico, sensível e octogenário acusará o toque. É complicado... Mas estou a ser injusto - pode perfeitamente ser uma família que tem miúdos pequenos e quer que estes adormeçam, ou simplesmente pessoas que prezam uma certa tranquilidade e sossego depois das 22h. Acho perfeitamente compreensível e aceitável. É uma questão de civismo.










Eu recentemente tenho vivido uma situação no mínimo caricata. Eu "queixo-me" (com um sorriso) de que vivo num prédio com malta "demasiado nova". Ou por outra, a água que corre na torneira do meu prédio deve estar carregadinha de estrogénio e testosterona. A libido impera aqui no burgo.










Da janela do meu quarto costumo ouvir com frequência pombos, passarinhos e passarecos a cantar. "Piu piu" para ali, "piu piu" para acolá. Mas há uma rola cujo piu piu se assemelha muito a um gemido. A um esgar de prazer. E não se coíbe de cantá-lo e expressá-lo a seu belo prazer. Da primeira vez que a ouvi, soou-me a outra coisa. Mas depressa me apercebi que era eu que tinha uma imaginação demasiado fértil. Com o decorrer do tempo habituei-me, assimilei e passei a ignorar.










Ora uma destas noites, sou acordado com o que parecia ser a sacrista da rola a cantarolar a alto e bom som. Mas às 4 da manhã até uma rola tem juízo. E estremunhado, começo a decifrar mais do que os habituais gemidos e esgares de prazer da rola. A rola estava possuída!! Falava. FALAVA!! Falava, gritava, gemia, "ui, ai, assim não Nini que me magoas", “...ai que bom", "pára, pára, ahhhhhhhhhhhh", etc...










Conclusão: no meu prédio co-habito com um casal, meio rola, meio coelhinho, super criativo, que gosta de aviar prego a qualquer hora, faça sol ou faça chuva. Desde esse dia que me apercebo que estes meninos são assíduos no acto. Ficava feliz por eles não fosse sentir que estava tipo voyeur à força, a assistir ao acto. Fazem tanto barulho. Ela grita tanto, tanto, e a coisa é tão puxada que se ouve a cama e o mobiliário a passear de rojo pela casa. O tipos estão nisto horas às vezes. Não têm descanso. (E eu também não.)
A minha esperança é deixar gradualmente de me sentir desconcertado com isto e passar à fase do “saudável convívio” com a situação.










Já cheguei a convidar amigos para virem assistir ao "concerto" do fim de tarde. As chamadas "matinés". Não são diárias e regulares, mas frequentes e imperdíveis. As sessões são “free of charge” para os interessados. Só peço que avisem com antecedência porque a lotação é limitada. E já agora tragam croquetes e uns bolinhos, porque isto às vezes dá fome.










(...) juro que não estou a mentir: mas posso informar-vos com alegria que o espectáculo de hoje teve início há breves instantes! Quem não chegar a tempo pode apanhar a sessão da madrugada. Eles normalmente repetem.

(as ilustrações são do Jorge Colombo)

Thursday, May 18, 2006

Crise de identidade

"Embaraçosa troca de identidades: BBC entrevista homem errado

Foi uma ‘barraca’ das antigas, que deixou a direcção da prestigiada BBC à beira de um ataque de nervos. Tudo se passou na semana passada, quando um especialista informático foi entrevistado em directo e não conseguiu balbuciar mais que algumas palavras de circunstância.

Descobriu-se depois que a BBC tinha entrevistado o homem errado. A vítima não se desmanchou e respondeu a tudo... embora de forma algo estranha.

Guy Goma, um imigrante congolês, estava na recepção da BBC à espera de ser chamado para uma entrevista de emprego, quando apareceu um produtor que o levou para um estúdio, lhe prendeu um microfone na lapela e o colocou em directo a responder a perguntas sobre o caso Apple Vs. Apple, enquanto o verdadeiro informático que devia ser entrevistado, Guy Kewney, assistia a tudo, estupefacto, noutra recepção da emissora. A BBC pediu desculpa pelo engano, enquanto Goma continua à espera do resultado da entrevista mais estranha da sua vida..." (in Correio da Manhã)

Monday, May 15, 2006

Politics explained...

FEUDALISM: You have two cows. Your lord takes some of the milk.
PURE SOCIALISM: You have two cows. The government takes them and puts them in a barn with everyone else's cows. You have to take care of all of the cows. The government gives you as much milk as you need.
BUREAUCRATIC SOCIALISM: You have two cows. The government takes them and put them in a barn with everyone else's cows. They are cared for by ex-chicken farmers. You have to take care of the chickens the government took from the chicken farmers. The government gives you as much milk and eggs as the regulations say you need.
FASCISM: You have two cows. The government takes both, hires you to take care of them and sells you the milk.
PURE COMMUNISM: You have two cows. Your neighbors help you take care of them, and you all share the milk.
RUSSIAN COMMUNISM: You have two cows. You have to take care of them, but the government takes all the milk.
CAMBODIAN COMMUNISM: You have two cows. The government takes both of them and shoots you.
DICTATORSHIP: You have two cows. The government takes both and drafts you.
PURE DEMOCRACY: You have two cows. Your neighbors decide who gets the milk.
REPRESENTATIVE DEMOCRACY: You have two cows. Your neighbors pick someone to tell you who gets the milk.
BUREAUCRACY: You have two cows. At first the government regulates what you can feed them and when you can milk them. Then it pays you not to milk them. Then it takes both, shoots one, milks the other and pours the milk down the drain. Then it requires you to fill out forms accounting for the missing cows.
PURE ANARCHY: You have two cows. Either you sell the milk at a fair price or your neighbors try to take the cows and kill you.
LIBERTARIAN/ANARCHO-CAPITALISM: You have two cows. You sell one and buy a bull.
SURREALISM: You have two giraffes. The government requires you to take harmonica lessons.
(Original source unknown . . .)

um conto de f(*)das 2....

Há bué da time havia uma garina cujo cota já tinha esticado o pernil eque vivia com a chunga da madrasta e as melgas das filhas dela. ACinderela, Cindy para os amigos, parecia que vivia na prisa, sem tempopara sequer enviar uns mails. Com este desatino só lhe apetecia dar defrosques, porque a madrasta fazia bué da cenas. É então que a Cindy ficasaber de alta cena que iaacontecer: uma party!! A gaja curtiu tótil a ideia, mas as outraschavalas cortaram lhe as bases. Ela ficou completamente passada, masdepois de andar à toa durante um coche, apareceu lhe uma fada baril quelhe abichou uma farda bacana e ela ficou a parecer uma g'anda febra. Sóque ela só podia afiambrar da cena até ao bater das 12. A tipa mordeu oesquema e foi pa borga sempre a abrir. Ao entrar na party topou um manocheio da papel, que era bom comó milho e que também a galou. Aí a Cindypassou-se dos carretos e esbundaram "all night long" até que ao ouvirdas 12 ela teve de se axandrar e bazou. O mitra ficou completamenteabardinado quando ela deu de fuga e foi atrás dela mas só encontrou pelocaminho o chanato da garina. No dia seguinte, com uma alta fezada,meteu-se nos calcantes e foi à procura do chispe que entrasse nochanato. Como era alto cromo, teve uma vaca descomunal e encontrou amaluca, para grande desatino das outras fatelas que tiveram g'anda vaipe. quando souberam que eles iam juntar os trapos. No fim, a garina e o chavalo curtiram largo e foram mm bué da happy.
SEM COMENTÁRIOS.

Friday, May 12, 2006

um conto de f(*)das...

Era uma vez um rapaz que pediu a uma linda garota:

- Você quer casar comigo ???
- Ela respondeu: NÃO!!
(ESPERTALHONA, SABIA QUE ELE ERA UM CRETINO, QUE BATIA NA MÃE E BEBIA ÀS ESCONDIDAS; ALÉM DO MAIS, SÓ SABIA F*** À COELHINHO..............)

E o rapaz viveu (IN)feliz para sempre , foi pescar e (NUNCA APANHOU NENHUM PEIXE, TENDO-SE AFOGADO NA TENTATIVA DE PUXAR O ANZOL, QUE EM VEZ DE UM ROBALO AGARRADO TRAZIA UMA ANTIGA MINA DE GUERRA QUE LHE REBENTOU NA CARA, DEIXANDO-O DESFIGURADO PARA SEMPRE),

jogou futebol, (MAS NUNCA CONSEGUIU MARCAR UM GOLO, MESMO QUANDO SE ARRASTAVA PELO CHÃO E QUEIMAVA OS JOELHOS NA RELVA, DESEJANDO SER IDOLATRADO PELOS AMIGOS QUE SÓ O APUPAVAM PELA FALTA DE DESTREZA)

conheceu outras garotas, (EM BARES DE ALTERNE, TENDO APANHADO HEPATITE C E MAIS TARDE, SEROPOSITIVO)

visitou muitos lugares, (NA ESPERANÇA DE ENCONTRAR UM ABRIGO MELHOR QUE OS PASSEIOS ONDE PERNOITAVA),

sempre estava sorrindo e de bom humor, (QUE RECUPEROU NO DIA EM QUE LHE DISSERAM QUE NUNCA ERA TARDE E LHE ARRANJARAM UM EMPREGO COMO VARREDOR DE RUAS, PARA ACABAR COM O LIXO DA CIDADE, EM HORÁRIO NOCTURNO),

nunca lhe faltava dinheiro, (PORQUE NUNCA O TINHA),

bebia cerveja (E TINHA A UNHA DO DEDO MINDINHO COMPRIDA)

com os amigos sempre que estava com vontade e ninguém mandava nele!!! (POIS NÃO, PORQUE NINGUÉM LHE SUPORTAVA SEQUER, O MAU HÁLITO CAUSADO PELO VÍCIO DA BEBIDA E O CHEIRO DO LIXO ENTRANHADO NA PELE)

A moça teve celulite , varizes , engordou , os peitos cairam , ficou cheia de rugas (MAS FOI À CORPORATION DERMOESTÉTICA E SAIU DE LÁ RECAUCHUTADA E APAIXONADA PELO MASSAGISTA QUE ERA TAMBÉM PROFESSOR DE YOGA E SABIA DE COR O KAMA SUTRA)

e sozinha... (SÓ QUANDO IA CAGAR!!)
...estes contos de fada 'moralistas' só me acicatam ainda mais a veia viperina... livra!

Tuesday, May 09, 2006

fazer ou não fazer eis a questão

há coisas que me continuam a irritar como se fosse a primeira vez. porque não as compreendo e nunca as compreenderei. como por exemplo, a falta de brio. nas pessoas e em todas as suas interacções, com os outros, com os compromissos, com as responsabilidades. muito mais que ser profissional, e mais ainda bom profissional, é sê-lo com brio. muito mais que fazer bem, é fazê-lo com orgulho, com determinação e vontade de querer fazer melhor, ainda que as dificuldades surjam ou alguém nos tente sabotar. não pelos outros, mas por nós, pelo que nos move enquanto seres vivos, que sentem e dão algo ao mundo que os acolhe. muito mais que fazer é saber-se que se fez o melhor, que se deu tudo, e sentir a tranquilidade de uma consciência activa e interveniente. sempre me incomodou a mentalidade do fazer-por-fazer-ou-fazer-porque-cai-mal-não-fazer-ou fazer-porque-cai-bem-fazer-embora-não-apeteça. ou então, chatear os outros porque fazem de outra maneira. chateiam-me os lemas quase clubísticos de "somos uma equipa", quando nem da mesma cor gostamos e não conseguimos afastar-nos do nosso objectivo individual em prol de um bem comum. enfim, existem inúmeras combinações possíveis. a verdade é que alguém um dia disse, e por repetição maternal sempre o fixei como uma máxima de vida: "custa só mais um bocadinho fazer BEM". senão, mais vale não se meterem nisso.

Há nomes que vêm por bem

Vasco Prazeres, sexólogo.

Monday, May 08, 2006

:-)

***Who Should Paint You: Andy Warhol***
You've got an interested edge that would be reflected in any portrait.
You don't need any fancy paint techniques to stand out from the crowd!
What Artist Should Paint Your Portrait?
http://www.blogthings.com/whatartistshouldpaintyourportraitquiz/

Who Should Paint You: Andy Warhol

You've got an interested edge that would be reflected in any portrait
You don't need any fancy paint techniques to stand out from the crowd!

Who Should Paint You: Alfred Gockel

All American yet funky, you inspire an artist's imagination
And while not everyone will understand your portrait, you will!

Who Should Paint You: M.C. Escher

And even if your painting turned out a bit dark, it would be honest.

Wednesday, May 03, 2006

é FATAL...

http://www.fatal.ul.pt/