Xikipedia

Xikipedia (pronounced as either "cheek-ee-peedia or chick-ee-peedia") is a multilingual, web-based, free-content "pedia thingy", written collaboratively by errr... volunteers? Welcome to the world of "Xi!" (pronounced "chee").


Friday, December 30, 2005

poesia de bolso

batem leve levemente
como quem chama por mim
não é chuva não é gente
é a puta da aguardente
que bebi até ao fim

qualquer semelhança com a realidade não é pura nem coincidência. mas rasga a fronteira entre a loucura mais ou menos temporária a e entrada... nos AA.

Thursday, December 29, 2005

Poesia pura...

Vira-se um peixe para outro e diz:
"Bom dia!"
O outro:
"Bom dia o car****, os peixes não falam."
XK

Que 2006 seja um ano vintage

A verdade é que 2005 foi um ano de treta. Mauzote mesmo. Na melhor das hipóteses terá sido, aqui e ali, politicamente correcto - o que quase sempre se traduziu em enfado. Aliás o ano foi reflexo do país, dos portuguesinhos a todos os níveis, do nosso fadinho e de outros factores quiça exógenos que em termos de contexto contribuíram indubitavelmente para este pantanal de proporções amazónicas.

Por isso exijo um ano vintage para mim, para os meus e para Portugal!
Deus, Família e Pátria!
(Em tempos idos, a pátria já esteve melhor colocada nesta ordem, mas para evitar desilusões, agora apenas tem direito a esta menção honrosa.)

Mas fora de brincadeiras: exije-se, ou melhor, impõe-se um ano vintage! E faço votos de que seja 2006...

(Para quem não está tão familiarizado com esta terminologia e o que implica, é favor clicar aqui: vintage.)

Wednesday, December 28, 2005

e lá vai mais um!

começam as contagens decrescentes nos intervalos das notícias, as bebidas que vão fazer do nosso novo ano XL e de muito bom gosto, as boas entradas e melhores saídas. é sempre mais do mesmo todos os anos. e não é que afinal se trata apenas da passagem de um dia para o outro, como em todos os outros dias de qualquer mês e qualquer ano? pois é. todos os dias saímos do passado e dizemos bom dia ao futuro. pode não ser com fogo de artifício ou vodka até cair ou tzun-tzun-tzun-nos ouvidos até de madrugada. bom. mas sou obrigada a reconhecer que os rituais têm a sua utilidade, caso contrário tornamo-nos em 'fast people for a fast life'. se faz favor de tirar tempo para bater os tachos até às infinitas da manhã e brindar com os amigos o ritual exorcista do velho e júbilo pelo novo. e ansiar por mais 365 dias.
BE HAPPY AND NEW IN THE YEAR!

Monday, December 26, 2005

letras maiúsculas e shifts estragados

parece que há quem se incomode com esta minha ausência de regra a escrever. compreendo. há quem se incomode com tanta coisa que não tem importância nenhuma. mas para satisfazer as mentes mais curiosas tenho a declarar que não o faço por nenhuma razão especial e apenas porque as teclas acompanham a rapidez dos meus dedos quando escrevo. não me apetece pensar quando escrevo nem escrever enquanto penso. e no pensamento não há shift ou qualquer outro botão ou sequer letras maiúsculas e pontos finais. além disso o fórum ao qual me dirijo parece-me aberto e democrata. sem lugares estranhos em que a liberdade de expressão fica confinada às convenções e regras da língua de Camões. peço as minhas desculpas a quem isso possa perturbar na leitura. o que é importante é o conteúdo, não a forma. pelo menos, o que me agrada na escrita é poder fazer o que bem me apetece com as palavras que traduzem o que me vai a correr na cabeça. como tal a gerência adverte que não vai alterar em nada os caminhos de letras e respectivas roupagens. obrigada.

Friday, December 23, 2005

o Natal e seus encantos

entristece-me o Natal: as pessoas que não se gramam e se telefonam; as prendas que têm de ser compradas mesmo quando já não temos afinidade com as pessoas; os postais com um gatafunho que se parece com qualquer coisa como uma rúbrica de alguém que não conseguimos identificar; os cartões electrónicos e sms com o mesmo texto impessoal e transmissível de meio mundo para a outra metade. a rapidez com que tudo é feito é inversamente proporcional ao tempo que aproveitamos realmente para desfrutar do carinho da nossa família e amigos. o Natal tornou-se instantâneo e impessoal. as obrigações sobrepoêm-se ao genuíno espírito da época. que pena. eu ainda me lembro do Natal com bolas de chocolate na árvore e o gira disco a tocar músicas de natal. havia uma adoração por todas as etapas do ritual da consoada e tudo era vivido com outra intensidade. o Natal que melhor recordo é o Natal de criança. porque na verdade, nós os adultos, desvirtuámos o Natal e tudo o que ele representa.
os meus desejos para este ano é que pensem nisto. e vivam o Natal com algum sentido. não tenho prendas, mas dou-vos o meu sorriso cheio de esperança.
Boas Festas!

Thursday, December 22, 2005

Sobre prendas de Natal, posts sobre a Fiorina e hipóteses de perder o emprego. Tudo o que você precisa de saber!

"Don't accept the consumerism philosophy delivered in ads that tout new cars, more fashionable clothes, or better restaurants. "Look at your own life, and ask what has brought you the most joy," Gilbert notes. "Most times the answer lies in people, in friends and family. It comes mainly from relationships, not from stuff.

"Finally, in trying to determine what will make you happiest, look to others who have already made the decisions you face. Try to honestly figure out how happy they are."

in: Harvard Gazette

Vamos lá a ver, o quê que vos faz felizes? É postar!!!! Vamos fazer um concurso para ver qual é a ideia mais tótil!

Wednesday, December 21, 2005

K.O.













Resultado do muito antecipado combate de ontem: vitória por K.O. do "Maximus" Soares sobre o "Whimpy" Silva. Veremos entretanto se para o vencedor este combate terá quaisquer reflexos em termos de subida no ranking nacional...

Tuesday, December 20, 2005

Tempo dos Mais Novos

Jovem: tens mais de 18 anos, blá blá blá, blá blá blá e gostas de arqueologia? Dig it!

Sr. Silva vitorioso

De acordo com as sondagens mais recentes o Sr. Silva corre para uma vitória na 1ª volta.






















CAVACO Silva será o próximo Presidente da República, eleito à primeira volta. É esta a conclusão do estudo EXPRESSO-SIC-Renascença/Eurosondagem, realizado entre 12 e 14 de Dezembro.











Monday, December 19, 2005

"HP Way" Vs "My Way"

Na Hewlett-Packard existia algo que se designava por "HP Way" ("à maneira" da HP). Isto traduzia-se numa filosofia de gestão com ênfase na integridade, respeito pelos indivíduos, trabalho de equipa, inovação, e contribuição para clientes e a comunidade. Esta filosofia de trabalho granjeou a lealdade de milhares e milhares de empregados desde a fundação da multinacional há 66 anos. Há no entanto quem afirme que, hoje em dia, o "HP Way" está moribundo depois da intervenção da ex-CEO Carly Fiorina.

Bom, a verdade é que (e falo com conhecimento de causa) até aqui na HP Portugal se sentia o HP Way (não sei como será hoje em dia). Decorrente deste HP Way, tínhamos o "give yourself a pat on the back for a job well done", ou seja: quando as coisas corriam bem, não importa em que projecto ou assunto, não obstante os eventuais elogios dos colegas, um tipo podia (e devia!?) dar a si próprio uma "palmadinha nas costas" por ter feito trabalho tão exemplar e bem sucedido. Ora isto agradava-me. Confesso que tenho saudades deste aspecto e desta interpretação livre decorrente do HP Way.

Daí que presentemente, a única forma de dar continuidade a este estilo de vida, é praticar o HP Way no dia a dia. E que melhor altura para o fazer que o Natal?!

E era aqui que queria chegar...
Mais do que um "toma lá pá uma palmadinha nas costas, estiveste bem", é fácil optar pelo "vá lá pá, nem é assim tão caro, tu mereces!" Experimentem, é incrível a adaptação subtil que se pode fazer do HP Way num contexto de compras e prendas natalícias. As razões parvas que um tipo inventa para achar que "merece" são em si dignas de uma "palmadinha nas costas". E não há nada como "merecer" uma palmadinha nas costas de vez em quando.

Friday, December 16, 2005

Há roupa no CAIS

A Campanha de Recolha de Roupa para a CAIS vai realizar-se pela quarta vez consecutiva, tendo lugar, este ano, entre 6 de Dezembro e 6 de Janeiro/2006.A CAIS é uma Associação de Solidariedade Social sem fins lucrativos. Nasceu em 1994 e tem por missão o apoio à re-inserção social da população sem-abrigo em Portugal.Tendo a solidariedade como mote e o despertar como missão, a CAIS, com o passar dos anos foi assumindo uma postura cada vez mais interventiva, com o intuito de despertar a opinião pública em geral para as problemáticas sociais relacionadas com os sem-abrigo e com outras formas de exclusão.

A CAIS cultiva, assim, a cooperação com outras Instituições de Solidariedade Social, sobretudo com as mais vocacionadas para trabalhar com grupos socialmente excluídos.
Lisboa-Picoas Casinha Recolha de Roupa
Contacto: Ângela Crespo
Email: voluntariado@telecom.pt ~
Telef. 218642060
SEJA UM VOLUNTÁRIO!!!

Tuesday, December 13, 2005

Efeitos "windos" com giz

"Clicai" nas fotos para um efeito em pleno.














Aníbal, ciclista do Louletano

Não sei se é por ele ser da região, mas também eu vejo o Prof. Aníbal como um ciclista do Louletano. Um ciclista vencedor claro!











Tropecei no StumbleUpon

Stumble significa tropeçar. E para quem tem o melhor browser de internet (o Firefox), existe um add-on denominado "StumbleUpon" que é curiosamente imperdível! (Confiem no que vos digo).


It lets you search, browse, review and share great sites. Join now to discover interesting new pages and the people who like them.

O site deste add-on encontra-se aqui.

É de instalação fácil e directa e permite que, com base num perfil genérico, "tropecemos" em sites divertidissimos, curiosos, interessantes, úteis... Enfim: recomendo! Experimentem.




Monday, December 12, 2005

Ide votar que é vosso dever, ide!

O Inimigo Público continua em força, principalmente agora que a Pimpinha Jardim tem uma crónica no Independente....

http://www.publico.clix.pt/inimigo/premios2005/default.asp

Ai as segundas-feiras depois das férias...

O trabalho fascina-me tanto, que chego a ficar parada, a olhar para ele, sem conseguir fazer nada.

Friday, December 09, 2005

Hannibal Silva

Quem já foi criança tem medo deste senhor.
É o papão.
Quem conseguirá dormir descansado com ele à frente do país?!

Como é um senhor estranho e não se aceitam coisas de estranhos, deveremos "aceitá-lo" como representante máximo da nação? Seria estranho.

E há um ditado que diz: "Primeiro estranha-se e depois entranha-se." Imaginam-se "entranhados" durante 5 anos com este senhor? E não estou só a falar do aspecto. Afinal, quem vê caras não vê corações.
É a prosa que me lixa!

Wednesday, December 07, 2005

Sony BRAVIA - "Bouncy balls", the advert

Um dos melhores anúncios que tenho visto, ultimamente.

Em www.bravia-advert.com revejam o anúncio, conheçam o make of... etc, etc... Quando vi pela 1ª vez, na TV, pensei "Grande trabalho de pós-produção!".... são mesmo 250 mil bolas a descer as ruas de S. Francisco....brilliant -- enfim, mergulhem. Vale a pena. Enjoy.

Carta aberta ao Aníbal

Cavaco Silva diz que Portugal está na situação mais difícil dos últimos 25 anos

06.12.2005 - 23h34 Lusa

O candidato presidencial Cavaco Silva considerou hoje que Portugal vive a situação mais difícil dos últimos 25 anos, razão pela qual apelou aos portugueses para não se resignarem ao pessimismo.

"Acredito que é possível inverter a situação difícil em que o país se encontra", a mais "complexa e difícil dos últimos 25 anos", salientou Cavaco Silva num jantar com apoiantes na cidade de Ponta Delgada, nos Açores, no final de um dia de pré-campanha no arquipélago. (...)

---

Meu caro Aníbal,

Se o país se encontra na situação "mais complexa e difícil dos últimos 25 anos" a pergunta que se coloca é se por acaso o meu amigo não terá nada a ver com o assunto...? Não correrá o risco de ser conotado com uma qualquer fase da governação no passado, que possa também ter contribuído para esta situação? Afinal, foi primeiro-ministro durante 10 anitos (1985-1995)...

Decerto que será mais facilmente apologista da tese dos 15 anos? Passo a explicar: se subtrairmos esses 10 gloriosos anos de ouro dos seus mandatos, aos 25 anos que conduziram à situação actual, sobram apenas 15. Esses 15 sim, seriam os responsáveis pela actual situação complexa e difícil?! Que lhe parece?
Digamos que quem governou de 1980 a 85 e depois de 1995 a 2005, seria o máximo responsável. Catita, hem?
Os seus 10 anos seriam o equivalente a um Benfica a jogar "à Benfica", a mística coisa e tal, e o resto na melhor das hipóteses (e até pode dar esta de bom grado), de um Benfica menos inspirado.
Aliás, isto bem trabalhadinho, até porque a memória comum da nação já não é o que era, até faz lembrar a célebre maldição do Bella Guttmann imposta ao Benfica. O Sr., mais do que um D. Sebastião, é o Bella Guttmann da nação. Enquanto não regressar a um qualquer cargo político esta maldição que paira sobre o país não se dissipará.
Não leve a mal mas são apenas sugestões que poderá integrar à vontade no seu discurso de campanha. Afinal de contas temos 6 milhões de portugueses que se identificam com o Benfica. Deixo ao seu critério.

Um abraço.

P.S.: Já tive ocasião de o ver em pessoa - ao vivo e a cores, e gostaria de deixar aqui mais uma sugestão... Não sei se terá algo a ver com o sol de Boliqueime, mas o meu amigo tem uma cor esverdeada. A tez em si tem uma patine verde, tipo verdete. Um pouco de maquilhagem antes de "actuar" ajudaria. Qualquer dia começam a apelida-lo de Bella Guttmann de Marte.

Tuesday, December 06, 2005

Mais uma vez

Portugal não conta nas estatíscas.

Daily Dilbert










Às vezes sinto muita falta de um "Employee Rationalizer"!

Con!

Um utilizador Indiano com um PC com o Sistema Operativo Windows, descobriu que ninguém consegue em parte alguma do mundo, criar uma pasta (folder) no Windows denominada "CON".

Toda a equipa da Microsoft incluindo o próprio Mr. Bill Gates, não sabem como nem porquê!
No entanto, para quem entende do assunto, parece óbvio que tem algo a ver com código do DOS original e que este terá sobrado e permanecido perdido nas versões subsequentes dos OS da Microsoft - tendo algo a ver com a invocação do device "con" de "consola" do DOS original.

Para vossa informação, o MS-DOS versão 1.0 data de 1981... Ora temos aqui possivelmente uma pérola de código de programação com uns 24 anitos! A última versão do DOS coexistia com o Windows 95 e foi a versão 7.1 de 1997. Ver historial aqui.

Experimentem criar uma pasta chamada "con" e depois comecem a perceber porque é que sou fã incondicional da Apple e do Mac OS X!

...e por mero acaso em Inglês "con" também significa "vigarice".

Passagem de Ano

Para aqueles que ainda não sabem onde passar o ano, fica aqui uma sugestão. Vão à Madeira.

Por duas boas razões:

1) não vão precisar do Pictionary;
2) não vão ter de me aturar.

Se quiserem um sítio giro para ficar, espreitem aqui e digam que são meus amigos.

Monday, December 05, 2005

100 Notable Books of the Year

O New York Times publicou a sua lista dos 100 melhores livros do ano. Podem encontrar a lista aqui. Quanto aos 10 melhores livros do ano, essa está aqui.

Eu para começar vou atrás do último da Zadie Smith (On Beauty)!













Romances da Zadie Smith:


White Teeth (2000)

Her first novel White Teeth is built around three families - the British and Jamaican Joneses, the Bangladeshi Iqbals and the Jewish Catholic Chalfens - and presents several races, religions, generations and locations. It has won the Whitbread First Novel Award 2000, the Guardian First Book Award, the Commonwealth Writers First Book Prize and the James Tait Black Memorial Prize for Fiction. In 2002 the story of White Teeth was made into a short TV series for Channel 4.

The Autograph Man (2002)

Her second novel, The Autograph Man, was published in 2002. The main character of the second novel is a Jewish/Chinese Londoner named Alex-Li Tandem, who buys and sells autographs for a living. Smith's second novel won the Jewish Quarterly Wingate Literary Prize 2003.

On Beauty (2005)

Her third novel, On Beauty, was published in September 2005. A short article in the Guardian has described it as a transatlantic comic saga. It was shortlisted for the 2005 Man Booker Prize on September 8, 2005. She gave a preview reading of her third novel at this year's Oxford Literary Festival in April 2005.

Ricky Gervais Podcast

Hilariante... Aqui (na parte de baixo da página) podem descarregar o mp3 e/ou subscrever o podcast (iTunes).







Sinopse:
"A half-hour of all-new drivel from Ricky Gervais, Stephen Merchant and Karl Pilkington. You can listen whenever and wherever you want as these weekly shows are offered as handy iPod-friendly digital files for up to four weeks after they're first posted."

Seinfeld: Série 5 e 6

Já saiu! Sim, 25 de Dezembro é uma data importante no mês de Dezembro, contudo a rivalizar com este dia e para fãs e colecionadores, tivemos o dia 2 de Dezembro.
Está disponível e custa cerca de €35 cada.
Lá está, para alguns temos "value for money", para os outros que não são amigos do Jerry, temos parvoeira. Eu sou amigo de Jerry. E afinal, o dia 25 sempre serve de desculpa plausível para fazer este investimentozito!















Melhor Série de Humor/Comédia

Qual é? Em qual votariam? Ora aqui seguem algumas sugestões de séries que já são clássicos:

The Office, Fawlty Towers, Seinfeld, Sex and the City, Coupling, Little Britain, Curb Your Enthusiasm, A League of Gentlemen, Blackadder, Will & Grace, Monty Python's Flying Circus, Black Books, Extras, Da Ali G Show, Mad About You, Futurama, The Simpsons, Absolutely Fabulous, Southpark, Yes, Minister / Yes, Prime-Minister, The Fast Show, The Vicar of Dibley, Alf, Family Ties, All In a Family, Benny Hill, Allo Allo, Ally McBeal, The Bernie Mac Show, Desperate Housewives, Frasier, Cheers, Scrubs, (...)!

Friday, December 02, 2005

Xikipedia: ponto de situação

Factos:
Menos de 2 meses no activo;
Mais de 1000 hits;
9 colaboradores relativamente assiduos;
Uma linha editorial e temática eclética;

Conclusão:
Temos blog. Blog de elevado potencial! LOL

Slogan para o próximo mês:
"Pelos caminhos de Portugal espalhamos o nosso perfume, o nosso manancial..."

Extras




Mr. Ricky Gervais está de regresso, por enquanto só na BBC2 (Inglaterra) numa série co-produzida pela BBC e HBO. Ricky Gervais e Stephen Merchant, a equipa criativa responsável pela aclamada séria Britânica "The Office" (A Empresa), escrevem e são protagonistas nesta nova comédia (na qual Gervais faz de Andy Millman, um figurante - um "extra", em busca de papeis onde tenha direito a uma fala e Merchant faz de seu agente) e onde surgem várias celebridades em participações especias, casos de Ben Stiller e Kate Winslet.
Quem não estiver numa de esperar que a série chegue à nossa TV ou saia em DVD, e não viva no Reino Unido, a única hipótese é recorrer ao Limewire e "extrair" a dita em episódios generosos de 250MB. Vale a pena. O Ricky Gervais continua pungente e sublime! E já agora aproveitem também para fazer o download das sessões de stand-up (eu cá já tenho os DVD!).

ScummVM: Monkey Island Revisited

ScummVM é uma aplicação que permite que se corram certos jogos clássicos de aventura. Isto desde que se possua ou "arrange" os ditos originais. A parte do possuir implica que se tenha adquirido os ditos há cerca de 10 anos (afinal são clássicos!). Para quem não possui, pode-se sempre "arranjar", não sei se me faço entender...! Não é complicado.

A grande vantagem e gozo desta aplicação é que corre na maior parte dos Sistemas Operativos correntes incluindo PDA's. A saber: Windows, Linux, Mac OS X, Dreamcast, PocketPC, PalmOS, AmigaOS, BeOS, OS/2, PSP, PS2, SymbianOS/EPOC e outros...
Quanto a alguns dos jogos que se podem jogar temos: Simon the Sorcerer 1 e 2; Beneath A Steel Sky, Broken Sword 1 e Broken Sword 2; Flight of the Amazon Queen; Inherit the Earth; Gobliiins e os MEGA CLÁSSICOS e INESQUECÍVEIS Monkey Island (a série completa), Day of the Tentacle, Sam and Max e muitos mais!
Para quem não conhece este tipo de jogos visitem por exemplo este site. Garanto-vos que quem nunca experimentou a série Monkey Island não é um ser completo. :-)
Para "sacar" a aplicação ScummVM, basta ir aqui.