Xikipedia

Xikipedia (pronounced as either "cheek-ee-peedia or chick-ee-peedia") is a multilingual, web-based, free-content "pedia thingy", written collaboratively by errr... volunteers? Welcome to the world of "Xi!" (pronounced "chee").


Thursday, July 06, 2006

outros futebóis

não sendo fanática por futebol nem fã do Ronaldo português ou de qualquer outro ícon da nossa selecção - embora tenha virado moda a activa participação das mulheres no futebol - não posso deixar de manifestar publicamente o meu desagrado com o resultado de ontem com a França, e por consequência, o resultado do Mundial para os Portugueses. afinal eu sou Portuguesa contra tudo e contra todos e fiquei triste, claro. para mal dos meus pecados, escolhi um fórum exigente para ver o jogo, e como tal, foi quase impossível desviar os olhos do écran. é de nervos, e lá me vou desculpando com isso pelo facto de não entender metade das regras, ou não ser suficientemente conhecedora para mandar 'bitaites' do género "estamos-a-jogar-muito-bem", "cabrão-do-árbitro-não-era-falta", "Maniche-és-a-minha-esperança", "não-faças-merda-dentro-da-grande-área", "ó-Scolari-põe-lá-o-Simão-e-o-Nuno-Gomes" ou "filho-da-puta-onde-é-que-foi-penalty". reduzida então à minha ignorância futebolística, lá me encolhi para disfarçar a ansiedade até chegar o intervalo e terminar o jogo. não foi nada bonito perdermos, muito menos por um penalty e muito menos com a França. mas perdemos e o mundo não acabou.
isso julgava eu. há quem leve demasiado a sério estas lides do futebol e o que me indigna mais, é que não há coerência nenhuma. é como a política: se fazes tudo bem - és o mAior; se não fazes tudo bem - és uma merda e venham daí outros melhores. claro que isto é uma generalização, no entanto, não posso deixar de ficar indignada com os adeptos, geralmente aqueles que dizem não viver sem o futebol. o meu bairro tem sido um palco de entusiastas, e houve dias em que até a mim me contagiaram com as bandeiras e buzinas, gritos de festa nas varandas, como se fossemos todos uma grande família e nada mais importasse. mas ontem, quando cheguei a casa, o silêncio era sepulcral. tudo bem que perdemos. tudo bem que perdemos por um penalty. tudo bem que perdemos o primeiro lugar. mas ainda faltam o 3º e o 4º e é agora que os nossos rapazes precisam de ânimo para se manter na corrida. e onde é que estão as bandeiras esvoaçantes? e onde é que estão os festejos? e onde é que está o orgulho português?! é isto que me chateia no patriotismo, e sobretudo, no futebol: somos um povo desistente, amigo do desânimo e da comiseração. mais vale então que nos fiquemos pelo fado.

1 Comments:

At 8.7.06, Anonymous Anonymous said...

Tu és uma analista genial. É pura verdade o que escreves. Quanto aos patriotismos, sou daqueles que pensa que as fronteiras são uma porra inventada pelo medo. Já repararam que esta bola azul, é do CARAÇAS, vista de "cima"...!

TUSKK

 

Post a Comment

<< Home