Xikipedia

Xikipedia (pronounced as either "cheek-ee-peedia or chick-ee-peedia") is a multilingual, web-based, free-content "pedia thingy", written collaboratively by errr... volunteers? Welcome to the world of "Xi!" (pronounced "chee").


Tuesday, October 18, 2005

O silêncio nem sempre é de ouro...

Atravessamos um período de crise de palavras. Ou melhor, não são as palavras que estão em défice, e sim a forma como (não) as usamos. Como não as veículamos. Como não as comunicamos. Neste contexto, o silêncio é tiro e queda para o ruído, o dito boato ou conversa de 'pé de orelha' nos corredores do pensamento, onde quem se cruza é trespassado por uma série de mensagens difusas, mas que o inconsciente retém. Quando o processo de comunicação não flui, instala-se o silêncio surdo da dúvida, do medo, da instabilidade que nos ataca os tímpanos e a vida, os sonhos que dormem a correr, tudo o que nos deixa desesperados e confusos, mergulhados num banho de incerteza dúbia - afinal, não sabemos mesmo do que se trata, pois não?

Não podemos ser cúmplices deste silêncio. Não podemos esperar passivamente que alguém nos venha dizer que finda a época silenciosa. Podemos não controlá-la, mas cabe a cada um combatê-lo com as armas do coração e os músculos do cérebro até encontrar formas de acabar com esse ensurdecedor e atordoante silêncio. É como se o seu eco fosse tão sonoro que quase não se distingue uma coisa da outra, a luzinha fundida da paranoía, a pressão da maldicência.

Julgo que a solução seria simples: bons e maus, chefes e empregados, pais e filhos, namorados e amantes sentar-se-iam num frente a frente, moderado pelo Sr. bom-senso, e trocariam ideias sem defesa nem ataques. Perguntas e respostas. Os porquês. No final, e fosse qual fosse o resultado - que não conhece outro caminho que não o do diálogo construtivo - seria sempre positivo: nada de fazer como o Carrilho - olhar de frente o interlocutor e aceitar a trégua. Mesmo que a verdade seja um caminho que preferiamos não tomar naquele momento. Mas a verdade vai formosa e segura. Sempre, não se duvida disso nunca.

Digam lá que metade dos problemas do mundo não se resolveriam se as pessoas comunicassem, interagissem, se misturassem e saíssem dos seus pedestais, muros e paredes blindadas, ao invés de nos juntarmos aos mediocres que se escondem atrás das saias do medo ou preferem ficar na ignorância a que a dúvida os submete.

De outro silêncio, falaremos no dia que se transforme em ouro...

4 Comments:

At 18.10.05, Blogger Spirale said...

Meaning what? É de quê?! Prata? :-)

 
At 18.10.05, Blogger boneca said...

não percebes nada disto, pá!..

 
At 18.10.05, Blogger Spirale said...

Não percebes: eu quando comentei não me aparecia ainda o texto, só o título! Daí que não dava para perceber!

 
At 18.10.05, Blogger boneca said...

claro que percebo, pá! entre nós o silêncio é de ouro:-)

 

Post a Comment

<< Home