Xikipedia

Xikipedia (pronounced as either "cheek-ee-peedia or chick-ee-peedia") is a multilingual, web-based, free-content "pedia thingy", written collaboratively by errr... volunteers? Welcome to the world of "Xi!" (pronounced "chee").


Friday, September 22, 2006

"Quando a saudade aperta..." - o Bacio

Parece que estamos de volta. Foram-se as férias. Au revoir "ponto morto", engrenemos a "1ª"! :-)
As saudades já ameaçavam. E a lagrimazinha no canto do olho estilo Bonga esteve iminente. Dissipemos a carga emocional do momento e continuemos na senda da série "Quando a saudade aperta o coração desperta", desta feita dedicada ao "bacio", vulgo "penico"!

Ocorreu-me que o bacio já foi utilitário imprescindível e transversal em termos de idades e gerações. Mas eis-nos de repente perante uma nova realidade: este "gadget escatológico" parece estar a cair em desuso!! Proponho que: SALVEMOS O PENICO...

Debrucemo-nos então perante o seguinte ponto: penico VS bacio, qual a designação mais apropriada? Esta dúvida faz-me lembrar a luta entre o antigo formato "Betamax" e o agora envelhecido "VHS". Foi o povo que decidiu (e mal - o formato Betamax segundo dizem era de qualidade superior - but who cares!). Aqui devia passar-se o mesmo.
Eu cá acho "penico" mais colorido do que "bacio" (linguística e cromaticamente é saturado qb).

"Penico" é mais do povo. Soa simultaneamente mais brejeiro e infantil. "Bacio" já é coisa séria... Para já lembra palavras tipo "bafio" e afins, que acabam por dar ênfase à conotação "fora do prazo" de quem a ele usualmente recorria.
Às crianças o penico, aos velhos o bacio? Não sei... Mas julgo premente a adopção de um só formato ou designação. O Betamax perdeu para o VHS, e depois surgiu o DVD que acabou com a história. Se se engonhar muito, nem penico, nem bacio. É que já por aí andam as sanitas, retretes e até a algália!

Há algum tempo atrás, qualquer quarto de dormir não prescindia de um par de penicos estrategicamente colocados debaixo da cama do casal. Esse casal hoje já morreu ou está quase a morrer. Presentemente só as crianças de tenra idade recorrem, e de forma involuntária, ao penico, e isto normalmente quando as fraldas deixam de dar conta do recado. Que fazer?

Deixamos o penico confinado ao nicho de mercado do presente? Ou tentamos devolver-lhe a glória do passado? Sugiro que reflictam. Deixo ao vosso critério e consideração, o tipo de iniciativas nobres, a encetar... Salvemos o penico. O tempo urge.

4 Comments:

At 28.9.06, Anonymous Anonymous said...

Spirale,
muito gosto em ver-te de volta!
Qt ao penico o nome é mesmo popular, bacio não é mau de todo mas prefiro chamar-lhe o meu vaso-de-noite!
Claro que a minha mesa de cabeceira ainda é das antigas com portinha para guardar o vaso. É uma mesa de cabeceira tipo Garagem!
Anequim

 
At 28.9.06, Blogger Spirale said...

Caro Anequim,
Fique sabendo que não é só do penico que me lembro com sôdade. Muita tem sido a vez em que me lembrei do amigo e da tartaruga ninja que tem por filho. Espero que esteja tudo bem... Como dizia um nosso conhecido, um "bem haja" por estar por aí e pelo seu, decerto glorioso, "vaso-de-noite"! ;-)
Habreisses!

 
At 1.10.06, Anonymous Anonymous said...

o bacio novamente em voga, considerado um produto vintage x 100 dá muito jeito ... especialmente naquelas noites quentes com melgas no quarto que se "quedan" enebriadas com o cheiro ou morrem mesmo afogadas ...! IUC!

 
At 9.10.06, Anonymous Anonymous said...

Señor Spirale,
Debo dijer-lhe que o referido tartaruga ninja diz ter saudades suas. Qd fôr vijitar a caja do cheu futuro chogro, pache lá na minha humilde cajinha! O Donatello vai ficar mt feliz!
Anequim

 

Post a Comment

<< Home